Snbsp;

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

0

Guia de Profissões: Jornalismo

Nós estamos preparando uma nova "série" aqui no blog. Existem pessoas que nascem predestinadas a seguir uma certa profissão, outras tendem para uma área e há também aquelas que não tem a mínima ideia do que fazer do seu futuro. Para as que preferem a área da moda, boa notícia... O Guia de Profissões vai te indicar a opinião de vários profissionais ou até mesmo estudantes de cursos diferenciados.
A profissão hoje é Jornalismo...


Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. (disse a Wikipédia)

Normalmente a moda se encaixa na área de comportamento e nunca é retratada apenas como outfit, pois existem muito quesitos que englobam a maneira de vestir. 

Existe também o Jornalismo de Moda. O profissional que fez esse curso atua como repórter, produtor jornalístico, editor de moda, crítico de moda em veículos de comunicação (como revistas, jornais, internet e rádio). Também pode ser Assessor de Imprensa para empresas de todos os elos da cadeia têxtil - da fiação e tecelagem ao varejo, passando pela confecção e empresas de beneficiamento. O Assessor de Imprensa é o profissional que faz a ponte de informações entre a empresa que o contrata e a mídia, elaborando press releases, encaminhando peças de seus clientes para a produção de editoriais de moda, organizando entrevistas e fazendo a atendimento à imprensa em desfiles e eventos de moda.
Existe um curso online de Jornalismo de Moda que dura dois meses e custa R$582,00 em seis vezes pela EnModa.

Fiz uma entrevista com a redatora da TodaTeen, Thais Coimbra que é Jornalista e se formou na  faculdade de Comunicação Social - Jornalismo (Unesp, em Bauru). Ela tem um blog bem legal chamado Princesas Modernas - vale a pena conferir.



Estilistas favoritosVou me ater ao cenário nacional para prestigiar os talentos brasileiros que tem cada vez mais se destacado no mundo fahion, ok?

   - Alexandre Herchcovitch, que tem uma capacidade incrível de surpreender a cada coleção e vai dos personagens Disney às caveiras com muita sensibilidade, capaz de vestir qualquer tipo de pessoa. 

   - Glória Coelho por causa de suas roupas para  mulheres sofisticadas e antenadas com o que acontece no mundo. 
   - E a dupla Dudu Bertholini e Rita Camparato (da Neon) com seu exotismo, leveza e bom-humor. Adoro quem brinca com a moda!

Peça de roupa que não pode faltar no armário: Vestidos

Sonho de consumo: Cada estação me traz novos sonhos de consumos. Atualmente, eu fico com uma bolsa Alexa Mulberry e outra Cambridge Bag. Os casacos da Burberry sempre enchem meus olhos. Os sapatos de Louboutin são desejos eternos para os meus pés. 

Sites fashions que mais te inspiram: Petiscos, lookbook, The Man Repeller, Um Ano Sem Zara, Hoje Vou Assim e Jak & Jill.


Qual é a sua ligação com a moda: Profissionalmente falando, escrevo as matérias e seções de moda da todateen e atualizo diariamente o blog. Ou seja, vivo dentro desse mundo. Acho que moda é arte e forma de expressão. É um prazer enorme ter uma ligação forte com algo que me faz tão bem.

Até que ponto alguém que faz faculdade de jornalismo pode trabalhar com moda: O mercado de moda cresceu super nos últimos anos e hoje existem muitos meios de comunicação sobre o assunto. Isso quer dizer que ficou bem mais fácil para quem estuda jornalismo trabalhar com moda.

Quais são as dicas que você da à alguém que tenha o desejo de cursar jornalismo, porém gostaria de focar na área de moda: Procure fazer cursos de Moda paralelos à faculdade de jornalismo. Leia sobre o assunto, pesquise e mantenha-se informada sobre o que rola nesse universo. Criar um blog também é uma maneira legal de aumentar seu portfólio, adquirir experiência e fazer contatos interessantes. 



E ai, o que acharam - tanto da nossa entrevista quanto da nova série do blog?

Comentário(s):

*APLICATIVO DO FACEBOOK*
Comentários
0 Comentários
*FIM*

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...