Snbsp;

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2

Guia de Profissão: Moda na Faculdade Católica do Ceara

Eu sei que na ordem natural das coisas, a primeira postagem sobre a faculdade de moda deveria ser detalhando sobre os cursos, áreas de trabalho e mercado... Mas prefiro deixar essa parte para o final, então comecemos com uma sinópse do curso na Marista e uma entrevista com uma das ex participantes da Terceira Temporada de Moda Capricho.

O Curso de Design de Moda da Faculdade Católica do Ceará é referência hoje na região Nordeste por formar profissionais com autonomia para atender a cadeia têxtil-vestuário-moda, em pesquisa, criação, projeto e desenvolvimento de produtos, considerando os aspectos estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos. Dentre alguns dos principais postos de trabalho que o profissional de moda pode ocupar, destacam-se: estilista em indústrias têxtil e de confecção, coordenador de moda e de confecções, consultor e empreendedor.

Para ensino, pesquisa e extensão, o Curso dispõe de Laboratórios de Criação, Tecnologia Têxtil com Teciteca, Tecnologia de Confecção, Desenho e Estamparia, Beneficiamento Têxtil e Modelagem. Todos os espaços têm interface com o laboratório de Informática através de softwares adequados ao desenvolvimento de estampas, modelagens e encaixes. É um lugar onde a criatividade encontra parceria na tecnologia.

Nesse ambiente produtivo e criativo, a Faculdade Católica do Ceará estimula seus alunos a participarem de eventos de moda que contribuem para o desenvolvimento do setor, tais: Dragão Fashion, o maior encontro de moda conceitual do Brasil; Festival da Moda de Fortaleza (FMF),Iguatemi MixMaquintex e Fortaleza Fashion Week, dentre outros. Em várias edições dos dois primeiros eventos, os alunos da Instituição figuram entre os vencedores nos concursos de Novos Talentos.
O Curso de Design de Moda também agrega a seu projeto pedagógico a questão da responsabilidade social. Alunos e professores desenvolvem várias atividades nas comunidades de Fortaleza, com a finalidade de apoiar as iniciativas no âmbito da Economia Solidária.



Bom a nossa entrevista da vez foi com a estudante de moda (que está se formando esse semestre na FCC) que se destacou e participou da TMC, Nathália Gurgel. Ela pretende seguir a carreira de Produtora de mora e Designer de moda... aqui as perguntas: 

►Estilistas favoritos: Olivier Rousteing(BALMAIN), Karl Lagerfeld (Chanel) Dentre outros; (do Brasil) Walério Araújo, Samuel Cirsnansck, Mark Greiner. (muitos outros)

►Peça de roupa que não pode faltar no armário: T-shirts. Apesar do meu guarda-roupas ter de tudo.

►Sonho de consumo: Trabalhar em lugares de grande visualização da moda (ex: Elle e Vogue).

►Sites fashions que mais te inspiram: Gosto de ver muitos sites e blogs, vario muito. Mas eu sempre vejo o LookBook.

►Qual é a sua ligação com a moda: Sou ligada com a moda de todas as formas possíveis, é muito difícil alguma área da minha vida que se desvincule a ela. Eu realmente sou apaixonada pelo o que faço.

►Quão importante foi participar da TMC? Participar da 3ªTMC foi importante pela visualização que me deu no país inteiro, e foi muito bom ver que pessoas são experientes e entendidas do assunto realmente viram algum talento em mim. Pude mostrar pelo menos um pouco do meu trabalho.

►Quais são as dicas que você da à alguém que tenha o desejo de fazer moda: Faça moda, não pelo glamour, afinal ele desaparece nos primeiros semestres da faculdade. Faça moda, por paixão, por ser visionário, interessado, criativo. Entre na moda, para ser um "cientista louco". haha

►Quais áreas dentro do mundo fashion mais te agradam, e porque: Gosto de muitas áreas, mas realmente gosto de trabalhar com produção de moda e criação de moda. Mas também me interesso por fotografia de moda, produção de eventos, dentre outras áreas da moda.

►Você faz as suas roupas?  Faço muitas das minhas roupas, e no meu guarda-roupa as peças que eu mais gosto são elas. hahah 

►Quando você decidiu seguir essa carreira e o que te influenciou à isso? Não lembro exatamente quando decidi fazer moda, lembro que aos 9 eu já sabia o que queria fazer pro resto da minha vida. Sempre fui muito ligada á arte(desenho, pinturas, escultura, artes plásticas, dança, teatro, cinema), e ela foi minha maior e quase total influência para fazer moda.

►Mito ou verdade: 
- mercado de trabalho pra quem está iniciando é muito fechado: verdade (Maaaas, conhecer pessoas da área e buscar sempre se aprimorar e dar visualização do seu trabalho ajuda muuito!)
- maior parte de quem faz faculadade de moda vira costureiro: Mito
- tem que entrar na faculdade sabendo costurar: Mito
- tem que entrar na faculdade sabendo desenhar: Mito

Esse vestido ela fez para o aniversário da prima dela... 
Esse tubinho preto tem um ombro de peninha e também foi feito por ela.
Essa foto eu tirei com as minhas amigas no NoCapricho e nela está a Nathália, a Ananda e o Daniel! 
Se voces tiverem mais alguma dúvida sobre faculdade de moda ou mesmo sobre  a Marista, não exitem em perguntar nos comentários.. Espero que gostem do segundo post do nosso Guia de Profissão!

Comentário(s):

*APLICATIVO DO FACEBOOK*
Comentários
2 Comentários
*FIM*

2 comentários:

Thayane Almeida disse...

adorei o blog, sou de Fortaleza e tava pensando em fazer o curso =) adorei, seguindo vcs, venham conhecer meu blog tb beijinhosss e um feliz 2012 =)

www.girlscosmetic.blogspot.com

Anônimo disse...

Coisa de bixa e mulher futil...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...