Snbsp;

quinta-feira, 7 de março de 2013

1

Dúvidas sobre a FASM

Bom pessoal, meu propósito era fazer um vídeo bonitinho, mas não estou conseguindo ligar a câmera no pc (problemas da mudança) então vou fazer por aqui, e depois eu posto o que eu gravei em vídeo pra ver se dé ibope risos.

Não sei se vocês já estão sabendo mas esse ano estou no primeiro ano de Desenho de Moda na Santa Marcelina. Faz uns 8 anos que eu decidi fazer moda e desde então a FASM sempre foi minha primeira opção, mesmo assim as dúvidas sobre faculdade, mercado de trabalho eram pertinentes e raramente tinham respostas claras.

Usei muito do Yahoo respostas, do google e até de mandar e-mails para pessoas que se formaram lá, mas nunca obtive a reposta que eu queria, por isso pedi para várias amigas minhas (Obrigada, Júlia, Larissa, Alexandrina, Yan, Robs, e quem mais eu pedi ou quem mais me perguntou coisas) pra me perguntarem todas as suas dúvidas sobre a faculdade...



Vamos às perguntas:
- Tem aula de desenho de moda no corel draw ?
Sim, nós temos aula de desenho no Corel e já adianto que é bem trabalhoso. No primeiro dia de aula tivemos que vetorizar uma camiseta plana, mas a tarefa para a próxima aula era vetorizar uma blusa com movimentos e sombra. Eu escolhi uma bem difícil e fiquei 2 dias fazendo todo o tratamento em midia artística. Meu trabalho do bimestre é fotografar uma camisa planificada e todos os seus detalhes e ela no corpo em uma versão "publicidade" e vetorizar ambas. Vou fazer um post com um tutorial básico de como começar a vetorizar e posto pra vocês.

- O corel substitui o desenho a mão livre ou aprende os dois?
Na minha opinião: o Corel nunca vai substituir o desenho a mão livre. Na visão da faculdade: não também. Nós temos 3 aulas de desenho à mão livre no primeiro ano, e ao passar dos anos eles vão se modificando. Eu tenho desenho técnico, desenho de observação (junto com desenho de imaginação) e desenho de moda. Ainda não começaram os trabalhos dessas matérias, mas sei que vai ser pesado. Não sei o funcionamento nas outras faculdades, mas aqui a prioridade é desenho (por isso chama-se 'desenho de moda' e não só 'moda' )

- Tem oficinas desde o primeiro ano?
Nós temos uma matéria chamada moulage. Ela é uma das únicas matérias semestrais, então no primeiro semestre a sala A tem moulage e no segundo semestre quem tem é a sala B. A Moulage ainda é pouco explorada no Brasil e trata-se de fazer a roupa direto no manequim, brincar com a forma e não com o molde. O projeto do primeiro bimestre é construir uma roupa que não siga as formas já conhecidas (saia, calça, vestido etc) e feita inteira de papel monocolor. Temos também o laboratório de criatividade que é uma matéria bem legal e mostra que moda não é inspiração e sim pesquisa.

- Quais disciplinas você mais gosta?
Minhas favoritas são as práticas. Adorei as que eu já tive que desenhar até agora e moulage também.

- Quais as matérias mais importantes no curso de desenho de moda?
No curso da FASM todas as matérias são importantes. Eu sei que é clichê falar isso, mas cada matéria serve de complemento pra outra e te dão uma base muito forte. Você tem que saber desenho de observação pra saber desenho de moda, e você tem que saber os dois pra ter a noção dos dois pro desenho técnico e vice versa. Todas as matérias vão fazendo conexão umas com as outras.

- Quais os cursos são mais aconcelhados pra fazer na fasm ?
A Santa tem duas unidades, uma em Itaquera e a outra em Perdizes. Na minha nós temos Artes Visuais, Moda, Música e Relações Internacionais. Não sei qual é a conceituação de AV e Música, mas RI já vi algo sobre estras entre as 5 melhores de São Paulo e moda é a melhor do Brasil. (de acordo com o que dizem)

- Quem são as pessoas que estudaram na fasm e ficaram "famosas"
A maioria dos nossos professores estudaram lá e tem seu certo reconhecimento. O Alexandre Herchcovitch é o nome mais falado. A Maria Prata também estudou lá. O Marcio Banfi é (ou professor ou ex professor de lá, não sei exatamente) e editor da Gloss, também fez FASM. Sandra Bittencourt, editora da Marie Claire também é filha da Santa. Thais Losso também é da FASM. 

- Como ingressa no mercado de trabalho concluindo o curso ? 
Tem vários segmentos, mas essa também é uma das minhas dúvidas. No último ano, as notas finais acima de uma média (acho que é 9,5) vão para o forúm, que é um desfile apresentado para uma banca de professores e uma banca de convidados e já são introduzidos no mercado de trabalho. 

- O vestibular é padrão ou tem desenho ? 
O vestibular é constituído de dois dias de prova. O primeiro dia é a prova prática na FASM, um desenho de observação, eles dão alguns materiais dos quais você tem que montar uma composição e desenhá-la. A nota mínima para passar no vestibular é tirar 50% no desenho. O segundo dia é a prova da PUC que é constituida de 45 questões de múltipla escolha, 3 sessões de questões discursivas (Biologia/Quimica - História/Geografia - Matemática/Fisica) e uma redação. A prova é muito bem elaborada e é a mesma que o pessoa de direito, de adm e de todas as provas da PUC SP vão fazer. É, ao meu ver, um tipo de prova entre Fuvest e Unicamp. * Minha Dica: Escolha o local de prova da puc na zona oeste de São Paulo, assim você pode passar o fim de semana aqui no bairro e conhecer o local, ver as repúblicas, os prédios... Eu fiz isso e foi muito bom, pois quando me mudei não me sentia perdida, já estava acostumada. Pra quem quer saber onde ficar, eu fiquei no Pensionato pagando 50 reais por dia no fim de semana. 


- Precisa saber desenhar ? 
Muita gente não sabe nada no começo do ano, e no final desenha muito bem. Algo que ouvi muito dos professores foi: desenho é questão de treino. Se você souber o mínimo pra passar no vestibular, já é um começo assim quando um professor passar um desenho de trabalho, não se contente em fazer só um, faça vários para treinar e buscar a perfeição. 

- Precisa saber costurar ? 
Nós não temos aula de costura no primeiro ano, mas acredito que não é necessário, pois vamos acabar aprendendo. Mas uma coisa é fato: é preciso se atentar aos acabamentos. 

- O material é muito caro?
Sim ! 
Não vou mentir pra vocês, são muitos materiais e materiais caros. Outra coisa que os professores falam é que: não é um lápis Caran D'Ache que vai fazer de você um ótimo desenhista e sim a dedicação. Se vocês já estão determinados a fazer FASM, comecem a guardar um dinheiro para o material, de mês em mês, assim quando chegar não vai pesar no bolso.

Você tem dúvidas que não foram respondidas aqui? Deixe sua dúvida nos comentários ou mande um e-mail para bru.lena@hotmail.com e eu farei outro post desse esclarecendo. 



Comentário(s):

*APLICATIVO DO FACEBOOK*
Comentários
1 Comentários
*FIM*

Um comentário:

Anônimo disse...

nossa, suas dúvidas eram as mesmas que as minhas. Obrigada! Tenho dúvida quanto a bolsas tbm... Vc conseguiu, tentou, sabe se é fácil? Se vc puder, me responda, ficarei muito grata! ^^ ah, a prova específica é difícil?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...