Snbsp;

terça-feira, 12 de março de 2013

0

CAMALEÃO DO ROCK


David Robert Jones, mais conhecido como David Bowie, considerado um dos ícones mais importantes em dois mundos que eu amo, a música, e a moda.
Há cinco décadas Bowie vem trazendo estilo e renovação para nossos olhos e ouvidos, e hoje sai seu 24° álbum “The Next Day”, o ultimo álbum lançado por Bowie foi em 2003 o  “Reality”.
E por isso resolvemos relembrar toda a trajetória até seu ultimo álbum.

 Robert  Jones (David Bowie) nasceu em Londres, em uma família humilde, afinal sua mãe era arrumadeira e seu pai trabalhava na Barnardo’s. As pessoas diziam que a Londres da década de 40 era o pior lugar para se viver, ainda mais pra uma criança crescer.

Sua primeira ligação com a música foi aos seis anos, quando ele foi considerado  “razoável” para o coral da escola, onde ele demonstrou ser superior aos outros alunos, colocando sua capacidade musical acima dos demais. Aos nove anos Bowie foi submetido ao método de dançar e cantar, onde ele agradou a todos, pois era deslumbrante vê-lo dançar, era alegre, vivo, artístico, e chamava atenção de todos.
Também aos nove anos seu interesse pela música pulou de cantar no coral para sonho, quando seu pai trouxe para casa vinis de artistas como: Frankie Lymon and the Teenegers, The Platters, Fats Domino, Elvis Presley e Little Richard.
Elvis e Richard tiveram grande impacto sobre Bowie, ele ficou fascinado, e começou a procurar discos e mais discos depois de ver como as músicas deles mexiam com as pessoas. Nesse mesmo ano ele começa a tocar piano, e se apresentava aos amigos como Presley ou Chuck Berry, e sua presença no palco era descrita como fascinante, algo jamais visto.

Depois que seu meio irmão o apresentou ao jazz moderno, o seu entusiasmo por músicos instrumentistas como Charles Mingus e John Coltrane , levou sua mãe a lhe presentear um saxofone alto, isso em 1961. Com isso não demora muito a começar a ter aulas com músicos locais.
Em 1962 os romances começam e por conta disso ele se mete em uma briga por causa de uma garota, onde George Underwood acertou um forte soco no olho esquerdo de Bowie. Os médicos temiam que ele ficasse cego, por isso ele se afastou durante um ano da escola pra ser submetido a uma série de cirurgias de reparação em seu olho.

O dano não pode ser totalmente reparado, deixando-o o com a pupila totalmente dilatada, o que é sua marca registrada. Apesar dos olhos de David Bowie aparentarem ser cada um de uma cor, os dois são azuis, e isso é conhecido como heterocromia.
Mas o problema no olho dele é chamado de Anisocoria, que, nesse caso, deixou sua pupila permanentemente dilatada, e por isso algumas pessoas acreditavam que seu olho era de vidro.


Passando isso, Underwood e Bowie continuaram amigos e isso gerou ate uma parceria com Underwood produzindo alguns de seus discos.

Agora Robert Jones tem quinze anos e monta sua primeira banda, os Kon-rads, que tocavam em reuniões sociais, e em casamentos, sua formação variava de oito a quatro integrantes, entre eles, George Underwood.
1962-1968
No ano seguinte chegava a hora de Bowie deixar a escola técnica, e com isso ele conta aos seus pais o seu sonho de ser uma estrela do rock. Sua mãe nada contente com isso lhe arranjou um emprego como ajudante de eletricista.
Frustrado a falta de ambição de seus colegas de banda, ele sai do Kon-rads e forma a King Bees.
Não parando por ai, ele escreve uma carta a John Bloom, um empresário bem sucedido, o convidando a “fazer por nós o mesmo que Brian Epstein fez pelos Beatles, e fazer um milhão”.
John não respondeu a carta mas á encaminhou para Leslie Conn, que acabou contratando Robert.

Conn logo começa a promover o trabalho de Bowie, que infelizmente acaba não recebendo nenhum retorno financeiro, desapontado com isso, David deixa a banda um mês depois de ingressar em outro grupo musical, o Manish Boys, que tinha uma levada de blues, folk e soul.
O single “I Pity the Fool” do Manish Boys não obteve maior sucesso que “Liza Jane”, primeiro single do Kon-rads.

Logo David Bowie trocaria de banda novamente, dessa vez era o Lower Third, que sofria forte influencia do The Who, o Lower Third não emplacou nenhum sucesso e isso fez com que Leslie Conn rompesse o contrato com os meninos, que declarou que iria deixar o mundo pop, estava indo estudar mímica.

No entanto Bowie continuou no Lower Third, mas agora com novo empresário, ele se muda pra outro grupo, o Buzz, cuja as canções foram um verdadeiro fracasso. Em 1967 ele se muda  vai para o Riot Squad, que foi não lançou nenhuma música. Aí mais uma vez Bowie troca de empresário.
Nesse momento, o nome o incomodava, então ele vira David Bowie, e lança seu primeiro álbum solo, intitulado “David Bowie”, que teve o mesmo destino que todos os outros álbuns.
Foi sua ultima tentativa por dois anos.

Bowie conhece Lindsay Kemp, e entra para o circo, com a influencia de Kemp, Bowie desenvolve seu lado artístico, os dois começaram a estudar artes dramáticas, em 1967 ele teve uma de suas músicas tornadas sucesso na voz de Paul Nicholas, “Silly Boy Blue” também vira hit na voz de Billy Fury.
1969-1973
Em 1969 Bowie escreve aos produtores dizendo de um filme dizendo “Eu tenho uma musica pra o filme de vocês.”. E ai é lançado um de seus maiores sucessos “Space Oddity”,  e foi lançado para coincidir com o primeiro pouso na lua.
Bowie começa a dirigir um club de folk que funcionava aos domingos, O Beckenham Art Leb, que se tornou popular na época. Organizando um festival ao ar liver, que se tornou a canção “Memory of Free Festival”.
Cinco dias faltando para o lançamento do Apollo 11, “Space Oditty” fica em quinto lugar das top mais do Reino Unido.

Bowie monta novamente uma banda, Os Hypes, mas após uma desastrosa manifestação, ele volta se apresentar somente como David Bowie.
Seu terceiro álbum “The Man Who Sold the Word” tinha um som pesado, deixando o folk de lado, que vinha sendo adotado por Bowie.
Começa a divulgação nos EUA, onde a sua aparência andrógina é explorada,  onde Bowie usava cabelo longo e vestido para dá entrevistas, e foi aclamado pela crítica, a Rolling Stones que o descreveu como “deslumbrante, desconcertante”, mas o público não o recebeu muito bem, por preconceito talvez, pelo bizarro não conhecido, ele foi ridicularizado ao ponto de ser abordado  por um pedestre com uma arma e ouvir um “beije minha bunda”.
Após essa viagem ele volta como Ziggy Stardust, que é a fusão de Iggy Pop com a musica de Lou Reed; e ai nasce o “ultimo ídolo pop”, a intenção era parecer chegado de Marte.
1971, sai Hunky Dory, que marca a volta do lado folk, mas não alcança sucesso comercial na época.




Ziggy:
Em 10 de fevereiro de 1972 chega a vez de Ziggy Stardust se apresentar, sucesso absoluto!
Ziggy e os Spiders from Mars viajaram durante seis meses em turnê, propagando um culto ao Bowie, dizendo que
"era único, sua influência durou mais tempo e tem sido mais criativa do que talvez quase todas as forças dentro da cultura pop.".
Junho de 1972 é lançada Starman, e o Reino Unido volta os olhos para Ziggy/Bowie.
Alcançado o primeiro lugar e lá ficou por dois anos. E a Ziggy Stardust tour continua pelos Estados Unidos.

"Fora dos palcos sou um robô. No palco eu adquiro emoção. Provavelmente por isso que prefiro vestir-me como Ziggy do que como David." 
Com o tempo ficou difícil separar Ziggy de Bowie, o que cansou  David:
"Ziggy não me deixava sozinho durante anos. Foi quando tudo começou a azedar... Minha própria personalidade como um todo havia sido afetada. Tornou-se muito perigoso. Eu realmente tinha dúvidas sobre minha própria sanidade."
As apresentações com Ziggy eram extremamente teatrais, e chocantes, algumas vezes Bowie simulava sexo oral na guitarra.
Bowie rompe com os Spiders from Mars. Deixar Ziggy na foi tão fácil assim, as pessoas clamavam por ele, procuravam por ele, e as vendas dos álbuns anteriores de Bowie aumentaram e chegaram a ficar entres as 10 mais, fazendo de Bowie o maior sucesso de vendas em 1973.

1974-1976:
Bowie muda-se para os Estados Unidos, e começa a morar em Nova Iorque, onde lança “Diamond Dogs” álbum que tem o casamento perfeito entre soul e funk.
O disco alcançou primeiro lugar no Reino Unido e quinto nos EUA, com sucessos como “Rebel Rebel”/minha música predileta. Foi iniciada a “Diamond Dogs Tour” para promover o disco.
Nessa mesma época, ele começa a ficar debilitado por causa de seu abusivo de drogas, ganhando uma aparência pálida, magra e ainda mais andrógina.
Mas após a sua recuperação ele se ergue já com o status de superstar.
A primeira canção a ganhar primeiro lugar nos EUA foi “Fame” co-escrita com John Lennon, que também vez backing vocals na canção.
Bowie foi o primeiro artista branco a aparecer no programa “Soul Train” onde mais uma vez deslumbrou a todos.
O álbum Young Americans foi um sucesso comercial no EUA e no Reino Unido, e aproveitando todo esse sucesso, foram re-lançados álbuns anteriores.


The White Duke: Quando se fala de “Station to Station”, o 10° album de Bowie, é impossível não falar de seu novo alter ego “The White Duke”, também marcado por mais uma queda por conta da cocaína.
A turnê de “Station to Station” durou três anos.
Bowie afirma que The White Duke o transformou em um cretino e ele quase ficou demente por conta disso, e desde dessa época muita gente não fala com ele.

1976-1979:
Compra um chalé e vai morar na Suíça, onde seu vicio em cocaína o consome, mas não é só isso que o consome, ele começa a pintar, a desenhar, a fotografar, a estudar música clássica, e os dias eram resumidos a grandes doses de drogas e outras grandes doses de arte. Seus estudos só o enriqueceram mais, não só em suas musicas, em suas apresentações também.

Bowie estava sendo movido pelo seu uso de drogas, logo ele se muda para a Berlim Ocidental, no intuito de se renovar e se reinventar ele começa Brian Eno, e dividia apartamento com Iggy Pop, logo sai seus três álbuns que ficam conhecidos como sua “Trilogia de Berlim”, que foi composta por “Low”,”Heores”e “Lodger”

1980-1989
Em 1980 ele lança “Scary  Monsters (And Super Creeps)”, com a canção “Ashes to Ashes” que alcançou primeiro lugar, ela relembrava Major Tom de “Space Oddity”. O vídeo-clipe foi um dos mais caros e um dos mais inovadores de todos os tempos, logo Bowie estrelava a peça “O Homem Elefante”.
1981 junto com a banda Queen compõe “Under Pressure”, seu terceiro single a atingir o primeiro lugar nas paradas.
Ainda em 1981 ele faz uma aparição em “Christiane F.” (filme que eu amo).




Em 1983 Bowie lança o disco “Let’s Dance” e alcança sucesso comercial absoluto, sendo aclamado pela crítica e pelo público, e faz os vídeos-clipes mais importantes da época.
Agora é 1984, é lançado “Tonight”, em parceria com Tina Turner, que cantava uma música escrita por Iggy Pop, o álbum possibilitou a Bowie grandes parcerias, inclusive um clip com Micky Jagger,  onde cantam e dançam juntos.

1986, ganha um papel no filme Absolute Beginners, não agradou, o que segurou foi sua música também chamada Absolute Beginners,que foi sucesso, ficando no segundo lugar das paradas britânicas. No mesmo ano o filme Labirinto estreia e Bowie, que compôs e cantou cinco canções para o filme, também atuou como a personagem Jareth, o que lhe garantiu extrema popularidade. Seu último disco solo da década foi
“Never Let Me Down”.
Bowie deixa a técnica adotada em seus últimos álbuns e adota um rock mais pesado, e mais uma vez sente o gosto do fracasso.

Jareth
1989-1991
Em 1989 David Bowie resolve deixar de lado sua carreira solo, se colocando pela primeira vez em anonimato. Então surge o Tin Machine, quarteto de Hard Rock composto por David Bowie, Reeves Gabrels, Tony Sales e Hunt Sales.
Não foi nenhuma novidade Bowie ter dominado a banda, tanto nas composições quanto a liderança da banda, o disco de estréia do quarteto obteve sucesso comercial, mas as canções não agradaram.
Para o segundo álbum eles concordaram em esperar um tempo, nesse tempinho Bowie retorna a carreira Solo, tocando seus grandes maiores sucessos.

Se casa novamente em 1992, dez anos após seu divorcio. Mas ainda em 1991 o Tin Machine volta a ativa, mas após o fracasso do primeiro álbum, nem o publico nem a critica se mostraram interessados pelo trabalho.
Após o fracasso de “Tin Machine Live: Oy Vey Baby.” A banda se separa.

1992-1999
“Black Tie White Noise” trouxe um Bowie influenciado por jazz, hip-hop e soul, e o álbum fazia grande uso de instrumentos eletrônicos, que marca seu retorno á popularidade. O disco foi sucesso de critica, mas não obteve tanto sucesso comercial.
No ano em que eu nasci, em 1995 sai “Outside”, e foi concebido como o primeiro volume de uma narrativa não-linear sobre arte e assassinato. Apresentando personagens de um conto escrito pelo artista, o álbum conseguiu sucesso nas paradas britânicas e americanas.

No ano seguinte ele entra para o Roll da Fama.
“Earthling” de 1997 foi sucesso critico e de vendas.
Em 1998 grava “(Save  in This) Kky Life”. Em 1998 gravou “A Foggy Day (In London Town). “Hours…” em 1999.

2002-2003
E o sonho se concretiza em 2002, quando ele lança “Heathen”, repleto de canções originais.
E finalmente chegamos a 2003, seu alguém leu até aqui... Sai o ultimo álbum, “Reality”. Também em 2003
, recusou tornar-se Cavaleiro da Ordem do Império Britânico.

Sem dúvidas David Bowie é um dos maiores ícones pop que existe, e vai existir, sua influencia no mundo vem passando de geração em geração, e hoje ele nos apresenta seu mais novo trabalho, “The Next Day”.



capa do álbum

E deixo aqui registrado mais uma vez o meu grande amor ao Robert/Ziggy/Duke/David Bowie.
E, claro, o minha música predileta:




Comentário(s):

*APLICATIVO DO FACEBOOK*
Comentários
0 Comentários
*FIM*

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...