Uma das partes mais bonitas da fotografia é como elas conseguem fazer você reviver momentos ou viver momentos que nunca foram vividos. O movimento na fotografia é uma das partes que mais ajuda a nossa compreensão e interpretação da foto.
Para conseguir movimentos muitas vezes depende apenas do momento certo, e muitas outras depende da câmera certa, do fotógrafo certo...
O movimento pode ser criado através de luzes, através de uma parte nítida da foto e a outra com a fluidez do movimento, muitas vezes é criado artificialmente, e várias outras maneiras... Eu selecionei algumas pra inspirar vocês:
1 - Movimento na roupa:
A primeira foto mostra que é um movimento provocado por ela mesmo mas a câmera captou bem e com nitidez dando uma leveza na foto. A segunda acredito que tenha sido tirada uma foto do fundo e depois foi colocado uma cadeira prendendo a saia e o resto do trabalho foi feito no photoshop. A terceira tem uma influência do vento na parte inferior da saia.
2 - Movimento com Luzes
Nada mais fofo do que fotos que tem efeitos com as luzes... Na maioria das vezes para conseguir uma foto assim é preciso câmeras que possuam regulador manual do tempo de abertura do obturador (hãaa?!?!) - Você precisa de uma câmera que tenha a opção do manual. Lá você deixará o obturador (buraquinho onde entra a luz) aberto, assim ele irá capturar todo o movimento da luz sendo que você mantém uma parte parada e cria todo o jogo da fotografia. É recomendado usar um tripé.
3 - Movimento no Cabelo
Esse é o mais fácil, principalmente para a murelhada. Pra conseguir o efeito pode ser em câmeras de mão mas leva algumas boas tentativas ou em câmeras mais elaboradas. O resumo da novela *estou super modernet hoje* é aumentar a velocidade do obturador e capturar, de preferencia, em ambientes com mais luminosidade. Alguns exemplos:
4 - Movimento pelo contexto
Aqui são fotos que pela situação você percebe o movimento, seja com o conjunto das dicas acima ou pela própria situação...
E essas duas foram tiradas a primeira por mim e a segunda pela minha mãe: